quarta-feira, 19 de maio de 2010

porcos sem colesterol


Deu na NET:
Você se acha um glutão? Adora carnes e possui uma admiração pelo sabor da carne suína? Mas os perigos do colesterol alto lhe causam arrepios, e então não come tanta carne quando gostaria? Sua vida poderá mudar em breve.
Cientistas poloneses da Universidade de Łódź liderados pela bióloga Edyzta Kozysra, criaram os primeiros suínos que possuem gordura vegetal, isso mesmo! não se trata de carne suína de baixo colesterol ou triglicerídeos, mas sem nenhum tipo de colesterol e muito menos gordura trans. A pesquisa liderada pela Dra Kozysra, iniciou-se há exatamente 8 anos, quando o grupo de cientistas identificou os genes suínos que sinalizam quando células embrionárias diferenciarão em células que contém gordura. Explica a doutora: “no início da vida embrionária todas as células são iguais, mas com o desenvolver do embrião as células se diferenciam em músculo, cérebro, células de gordura etc. Nós conseguimos identificar os genes que fazem com que as primeiras células gordurosas surjam nos embriões suínos.” Mais anos de pesquisas e a equipe conseguiu silenciar tais genes, ou seja, conseguiu fazer com que eles não mais produzissem proteínas que iriam provocar uma série se eventos que gerariam as células gordurosas e então os porcos nasciam sem gordura nenhuma. Esses porcos não sobreviviam após o nascimento, pois sem gordura nenhuma não havia forma adequada de armazenarem energia suficiente. Após a decepção com a morte dos porcos, a equipe não se abateu e então resolveram mudar os planos. E conseguiram implantar genes produtores de óleo provenientes da planta gira-sol, em células de camadas mais profundas da pele. Mais difícil diz a bióloga, foi conseguir manter o óleo no interior das células e permitir que os porcos conseguissem utilizar o óleo como fonte de energia. Conseguimos tal proeza com implantes de lisossomos modificados. A primeira geração de porcos sem colesterol alcançou um ano e meio, com peso excelente para o abate e carne de ótima qualidade. Mas ainda não é possível a comercialização, pois os tratamentos genéticos encareceram muito a carne, e os métodos utilizados não podem ser empregados em larga escala. No entanto a idéia dos poloneses será melhorada para resolver tais problemas, e em cerca de três anos carne de porco sem colesterol será vendida com preços competitivos.
Senhor Hyde

3 comentários:

Amandex disse...

Bom o blog.
Me conta esse nome ta tipo parafraseando "o merito e o monstro"?

Dr Jekyll VS Mrs Hyde disse...

Olha, o nome médico VS monstro, fala de uma briga no nosso interior, o mal que se disfarça e ganha ares de bem, e dribla nossa consciência e evita os remorsos, mas também da nossa dúvida do que é certo ou errado, das nossas convicções que mudam, da nossa capacidade de sermos altruístas e egoístas, eu parafraseio o medico e o monstro. Mas o mérito e o monstro também da muito pano de manga ...

Amandex disse...

Entendo.
Adorei a resposta

;D